fechar
Guerra e Paz - Natasha Rostova (2)

Cinema

Cinemateca do MAM no CCBB

Imagem de Calendário

01/10/25 a 30/11/25

Serviço


  • Verifique a classificação indicativaVerifique a classificação indicativa

  • Local

    Cinema I e Cinema II

  • Horário

    Confira a programação completa.

  • Ingresso

    Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir das 9h, no dia da sessão.

Adquirir ingressos Telefone
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna
(MAM) estão fortalecendo seus laços institucionais ao renovar a parceria pra programação cinematográfica em 2025. 
O cinema do CCBB Rio de Janeiro será palco de diversas atividades culturais organizadas pela Cinemateca, com colaboração técnica e institucional do CCBB, com destaque para exibições de filmes e ações formativas.
 
 

Um cinema “britânico”?

A programação de outubro da Cinemateca investiga como o cinema britânico contribuiu para a construção da “britanidade”, revelando tensões internas e contradições ideológicas. Partindo da crítica de Rosa Luxemburgo aos nacionalismos como sendo construções artificiais, o percurso fílmico aborda o papel do cinema na formação das identidades nacionais, contrapondo o modelo hollywoodiano à busca por um “caráter nacional”.

Entre os destaques estão o Hitchcock inglês, o cinema noir pós-guerra, as comédias da Ealing Studios, os cineastas exilados dos anos 1960, o musical errático e produções peculiares, fora do padrão hollywoodiano, conhecidas como "odd" e  financiadas por agentes externos. A seleção inclui também o humor britânico, os retratos sombrios do Free Cinema, os filmes de horror da Hammer, Amicus e Tigon, e a obra dos independentes Powell e Pressburger.

Essas obras revelam como o cinema britânico suprimiu vozes escocesas, galesas e irlandesas, privilegiando o inglês padrão, enquanto expressões simbólicas e irônicas questionam a configuração interna do Império. A mostra propõe uma reflexão crítica sobre a identidade nacional e o papel do audiovisual na sua construção.

 

Filmes longos

A duração de um filme suscitou ao longo da história do cinema debates de ordem comercial, fisiológica, estética, técnica, política e filosófica. Expressão artística proposta em sua maior parte para alguns minutos em seus primeiros anos, logo configurou-se em torno de uma estrutura dramática com duração entre 90 a 120 minutos. Era e ainda é um tempo julgado adequado para manter a atenção do espectador e ao mesmo tempo viabilizar um número adequado e rentável de sessões diárias para o negócio como um todo. Mas tempo é uma noção complexa e sujeita a diferentes percepções e construções ao longo da história humana, variando em sua vivência subjetiva e em seu jogo artístico, com alguns filmes propositalmente manipulando grandezas matemáticas para criar variações de ritmo, algumas coincidentes com a da hora física dos relógios, e outros se lançando a experiências de aceleração ou vagar, acúmulo, cansaço, complexidade, condensação, desorientação, exaustão, fluxo, imersão, saturação, enfim sensações.

A atual mostra, que se estenderá também por parte do mês de dezembro, procura assim oferecer a rara oportunidade da imersão radical no tempo do cinema, com uma seleção dos diferentes formatos e estratégias desenvolvidos ao longo da história. Apresenta desde títulos conhecidos até alguns com pouquíssima circulação pelo Brasil.

A maioria das sessões terá intervalos. Algumas mais de um. Mesmo assim recomenda-se ao espectador levar algum líquido para acompanhar as seguidas maratonas. E não se esqueça: termina em dezembro...

 

Curadoria: Hernani Heffner

 

Em outubro, o CCBB Rio de Janeiro comemora seus 36 anos de história com uma programação vibrante e diversa que celebra a arte, a memória e a sociedade. Desde sua inauguração em 12 de outubro de 1989, o CCBB RJ tem sido um marco cultural da cidade, promovendo acesso democrático às expressões artísticas nacionais e internacionais. Durante todo o mês, o público é convidado a participar de atividades especiais que ocupam todos os espaços do centro cultural.
Venha celebrar com a gente!

 

PROGRAMAÇÃO

27 OUT, Segunda

17h, Noir X: Está lá fora um inspetor (An inspector calls), de Guy Ham,ilton. Reino Unido, 1954. Com Alastair Sim, Arthur Young e Olga Lindo. 80’. Legendas em português. Exibição em MP4.

Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Uma família abastada recebe a visita de um inspetor de polícia que os interroga sobre o suicídio de uma jovem da classe trabalhadora.

 

17h, Esquisito IV: Uma lagartixa num corpo de mulher (Una lucertola con la pelle di donna), de Lucio Fulci. Itália/França/Espanha, 1971. Com Florinda Bolkan, Stanley Baker e Jean Sorel. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4.
Classificação indicativa 14 Anos.
Sinopse: A filha potencialmente desequilibrada de um político britânico é acusada de matar seu vizinho hedonista depois de testemunhar o assassinato em um sonho. CINEMA I

29 OUT, Quarta

17h, Noir XI: Procuramos O Assassino (Wanted for murder), de Lawrence Huntington. Reino Unido, 1946. Com Eric Portman, Dulcie Gray e Derek Farr. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4.

Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Um assassino serial de mulheres vai deixando pistas de sua insanidade.

30 OUT, Quinta

17h, Noir XII: O Homem de Outubro (The october man), de Roy Ward Baker. Reino Unido, 1947. Com John Mills, Joan Greenwood e Edward Chapman. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4.

Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Quando uma jovem mulher é assassinada, a suspeita recai sobre o vizinho, devido a sua estada anterior em um sanatório.

31 OUT, Sexta

17h, Noir XIII: A Sombra do Pecado (Cast a dark shadow), de Lewis Gilbert. Reino Unido, 1955. Com Dirk Bogarde, Margaret Lockwood e Kay Walsh. 82’. Legendas em português. Exibição em MP4.

Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: As artimanhas de um psicótico delirante com um desejo de riqueza, mulheres mais velhas e assassinato.

 

01 NOV, Sábado

14h, Filmes longos: A orgia do cinema (The movie orgy), de Joe Dante. EUA, 1968. Versão reduzida. Compilação. Com Ann Margret, Ngo Dihn Diem e Dwight D. Eisenhower. 298’. Legendas em português. Exibição em MP4, sem intervalo. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Uma colagem de filmes B, programas de TV e comerciais vintage da década de 1950 cria uma colagem nostálgica sobre alienígenas e monstros atacando os Estados Unidos. Foi inicialmente montada por Dante quando ele era estudante de graduação na Faculdade de Arte da Filadélfia. Na sua versão mais longa, durava sete horas e meia e podia ser considerada precursora dos vídeos mash-up e edições supercut agora predominantes em plataformas digitais como YouTube e Vimeo.

 

02 NOV, Domingo

13h, Filmes longos: Fanny e Alexander, ep. 1: A família Ekhdal comemora o Natal (Fanny och Alexander, ep. 1: Familjen Ekdahl firar jul), de Ingmar Bergman. Suécia, 1984. Com Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin e Kristian Almgren. 96’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 Anos.

Sinopse: O jovem Alexander tem um vislumbre do sobrenatural antes que os membros dispersos de sua família se reúnam na casa de sua avó para uma tradicional festa de Natal.

 

14h45, Filmes longos: Fanny e Alexander, ep. 2: O fantasma (Fanny och Alexander, ep. 2: Vålnaden), de Ingmar Bergman. Suécia, 1984. Com Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin e Allan Edwall. 41’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 Anos.

Sinopse: A família de Alexandre é destruída pela morte de seu pai e pelo subsequente casamento de sua mãe com o frio padre Vergérus.

 

15h30, Filmes longos: Fanny e Alexander, ep. 3: A ruptura (Fanny och Alexander, ep. 3: Uppbrottet), de Ingmar Bergman. Suécia, 1984. Com Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin e Ewa Fröling. 41’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 Anos.

Sinopse: Fanny e Alexander continuam a sofrer nas mãos do seu cruel padrasto, enquanto uma série de fantasmas visita os vivos.

 

16h40, Filmes longos: Fanny e Alexander, ep. 4: Eventos do verão (Fanny och Alexander, ep. 4: Sommarens händelser), de Ingmar Bergman. Suécia, 1984. Com Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin e Harriet Andersson. 60’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 Anos.

Sinopse: Alexander inventa uma história sobre seu padrasto, pela qual é brutalmente punido. Enquanto isso, Helena discute com Gustav sobre suas intenções em relação a Maj.

 

18h, Filmes longos: Fanny e Alexander, ep. 5: Os demônios (Fanny och Alexander, ep. 5: Demonerna), de Ingmar Bergman. Suécia, 1985. Com Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin e Harriet Andersson. 87’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 Anos.

Sinopse: Isak planeja resgatar Fanny e Alexander do padrasto.

 

03 NOV, Segunda

17h, Filmes longos: Guerra e Paz – Andrei Bolkonsky (Voyna i mir I: Andrey Bolkonskiy), de Sergei Bondarchuk. URSS, 1965. Com Liudmila Saveleva, Sergei Bondarchuk e Viacheslav Tikhonov. 147’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos. 

Sinopse: As relações tumultuadas de Napoleão com a Rússia, incluindo sua desastrosa invasão em 1812, servem de pano de fundo para as complicadas vidas pessoais de cinco famílias aristocráticas russas.

 

05 NOV, Quarta

17h, Filmes longos: Guerra e Paz – Natasha Rostova (Voyna i mir II: Natasha Rostova), de Sergei Bondarchuk. URSS, 1965. Com Liudmila Saveleva, Sergei Bondarchuk e Viacheslav Tikhonov. 98’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Natasha Rostova, uma jovem aristocrata russa, conhece o príncipe Andrei Bolkonsky em um baile e imediatamente se apaixona por ele.

 

06 NOV, Quinta

17h, Filmes longos: Guerra e Paz – 1812 (Voyna i mir III: ‘1812 god), de Sergei Bondarchuk. URSS, 1967. Com Liudmila Saveleva, Sergei Bondarchuk e Viacheslav Tikhonov. 81’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Explora a Batalha de Borodino através dos olhos de Pierre.

 

07 NOV, Sexta

17h, Filmes longos: Guerra e Paz – Pierre Bezukhov (Voyna i mir IV: Pierre Bezukhov), de Sergei Bondarchuk. URSS, 1967. Com Sergei Bondarchuk, Liudmila Saveleva e Viacheslav Tikhonov. 100’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Explora as consequências da Batalha de Borodino.

 

16 NOV, Domingo

14h, Filmes longos: Dr. Mabuse, parte 1: O grande jogador – Uma imagem do tempo (Dr. Mabuse, der Spieler – 1.Teil: Der große Spieler: Ein Bild der Zeit), de Fritz Lang. Alemanha, 1922. Com Rudolf Klein-Togge, Aud Egede-Nissen e Alfred Abel. 154’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: O Dr. Mabuse é um gênio do crime. Supervisiona as atividades de falsificação e jogos de azar do submundo de Berlim, promovendo inúmeros golpes. Doutor em psicologia e mestre do disfarce, usa os poderes da hipnose e do controle mental para abduzir uam condessa por quem fica atraído.

 

17h, Filmes longos: Dr. Mabuse, parte 2: Inferno – Um jogo para as pessoas do nosso tempo (Dr. Mabuse, der Spieler – 2.Teil: Der große Spieler: Ein Bild der Zeit), de Fritz Lang. Alemanha, 1922. Com Rudolf Klein-Togge, Aud Egede-Nissen e Alfred Abel. 114’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Mabuse continua praticar inúmeros crimes e a atormentar a condessa e seu marido.

 

17 NOV, Segunda

14h, Filmes longos: O testamento do Dr. Mabuse (Das Testament des Dr. Mabuse), de Fritz Lang. Alemanha, 1933. Com Rudolf Klein-Togge, Otto Wernicke e Tommy Bourdelle. 122’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Um gênio do crime usa hipnose para controlar o submundo após a morte.

 

17h, Filmes longos: Os mil olhos do Dr. Mabuse (Die 1000 Augen des Dr. Mabuse), de Fritz Lang. Alemanha Ocidental/França/Itália, 1960. Com Dawn Addams, Peter van Eyck e Gert Fröbe. 103’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Na Alemanha dos anos 60, o gênio do crime Dr. Mabuse usa vítimas hipnotizadas e o equipamento de vigilância de um hotel com escutas da era nazista para roubar tecnologia nuclear de um industrial americano em visita ao país.

 

19 NOV, Quarta

Filmes longos: Happy hour (ハッピーアワー / Happî awâ), de Ryusikê Yamaguchi. Japão, 2015. Com Sachie Tanaka, Hazuki Kikuchi e Maiko Mihara. 317’. Legendas em português. Exibição em MP4. com intervalo de dez minutos. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Um épico de queima lenta que narra a jornada emocional de quatro mulheres de trinta e poucos anos na nebulosa cidade costeira de Kobe.

 

20 NOV, Quinta

15h, Filmes longos: A vingança dos 47 ronin, partes 1 e 2 (元禄忠臣蔵 / Genroku chûshingura), de Kenji Misoguchi. Japão, 1941. Com Chojuro Kawaraasaki, Yoshizaburo Arashi e Utaemon Ichikawaluta. 241’. Legendas em português. Exibição em MP4, com intervalo de dez minutos. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Os lendários quarenta e sete ronins conspiram para vingar a morte de seu senhor, Asano Naganori, matando Kira Yoshinaka, um oficial do xogunato responsável por Asano ser forçado a cometer seppuku.

 

21 NOV, Sexta

13h, Filmes longos: Odradek, de Guilherme de Almeida Prado. Brasil/EUA, 2024. Com Marie Paquim, Oscar Magrini e Pedro Henrique Moutinho. 270’. Exibição em MP4, com intervalo de dez minutos. Classificação indicativa 16 anos.

Sinopse: Inspirado no enigmático conto de Kafka, cria-se um triângulo amoroso invulgar, no qual uma rapariga seduz o pai e o avô para alcançar os seus objetivos insidiosos.

 

22 NOV, Sábado

14h, Filmes longos: A flor, ep 1 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 80’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Um grupo de investigadores encontra uma múmia e a sua maldição sobrenatural.

 

15h30, Filmes longos: A flor, ep 2 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 130’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Duas tramas em paralelo: um casal que se separou e se reúne para gravar uma música juntos; um mistério sobre uma sociedade secreta que formula uma poção para a vida eterna usando um escorpião supostamente extinto.

 

18h, Filmes longos: A flor, ep 3 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 93’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Um grupo de espiões e suas histórias.

 

23 NOV, Domingo

14h, Filmes longos: A flor, ep 4 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Uma metanarrativa experimental em que as quatro atrizes principais interpretam atrizes que se voltam contra o seu realizador e a sua elaborada estrutura narrativa. Após o desaparecimento do realizador, um investigador desenvolve uma teoria sobre as atrizes depois de ler a tradução de Arthur Machen das memórias de Casanova.

 

16h, Filmes longos: A flor, ep 5 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 122’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Refilmagem de Une Partie de campagne, de Jean Renoir, em que a família de um lojista parisiense passa um dia no campo. A filha apaixona-se por um homem na pousada, onde passam o dia.

 

18h30, Filmes longos: A flor, ep 6 (La flor), de Mariano Llinás. Argentina, 2018. Com Elisa Carricajo, Valeria Correa, Pilar Gamboa e Laura Paredes. 83’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: O diário de uma mulher inglesa que viveu nas Américas durante o século XIX. Ela e outras três mulheres deixam o deserto após ficarem cativas por muitos anos.

 

24 NOV, Segunda

14h, Filmes longos: O dilúvio (Potop), de Jerzy Hoffman. Polônia/URSS, 1987. Com Daniel Olbrychski, Malgorzata Braunek e Tadeusz Lomnicki. 287’. Legendas em português. Exibição em MP4, com intervalo de dez minutos. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Durante a guerra de 1655 entre a Suécia protestante e a Comunidade Polaco-Lituana católica, alguns nobres polaco-lituanos apoiaram o rei sueco Carlos X Gustavo, enquanto outros apoiaram o rei polaco Jan Kazimierz.

 

26 NOV, Quarta

17h, Filmes longos: Musashi Miyamoto (宮本武蔵 / Miyamoto Musashi), de Hiroshi Inagaki. Japão, 1954. Com Toshiro Mifune, Mariko Okada e Rentaro Mikuni. 93’. Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse:

Primeira parte da Trilogia do Samurai. Retrata a infância do lendário guerreiro Musashi Miyamoto; seus anos como aspirante a guerreiro, como um fora da lei e, finalmente, como um verdadeiro samurai.

 

27 NOV, Quinta

17h, Filmes longos: Morte no Templo Ichijoji ( 続宮本武蔵 一乗寺の決闘 / Zoku Miyamoto Musashi: Ichijōji no Kettō), de Hiroshi Inagaki. Japão, 1955. Com Toshiro Mifune, Mariko Okada e Koji Tsuruta. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Segunda parte da Trilogia do Samurai. Musashi Miyamoto regressa a Quioto após anos de ausência. Após uma série de lutas contra a Escola Yoshioka, ele desafia o seu mestre para um duelo.

 

28 NOV, Sexta

17h, Filmes longos: Duelo na Ilha Ganryu ( 宮本武蔵完結編 決闘巌流島 / Miyamoto Musashi Kanketsuhen: Kettō Ganryūjima), de Hiroshi Inagaki. Japão, 1955. Com Toshiro Mifune, Mariko Okada e Koji Tsuruta. 105’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 Anos.

Sinopse: Terceira parte da Trilogia do Samurai. Musashi Miyamoto é desafiado para um duelo por um espadachim confiante, Sasaki Kojiro. Ele concorda em lutar contra ele dentro de um ano.

 

29 NOV, Sábado

13h, Filmes longos: O sapato de cetim (Le soulier de satin) de Manoel de Oliveira. França/Portugal/Alemanha/Suíça, 1985. Com Luís Miguel Cintra, Patricia Barzyk e Anne Consigny. 410’. Legendas em português. Exibição em MP4, com dois intervalos de dez minutos. Classificação indicativa 16 Anos.

Sinopse: Durante o século do ouro espanhol, Dona Prouhèze, esposa de um nobre, ama profundamente Don Rodrigo, que é forçado a deixar Espanha e partir para a América. Entretanto, Prouhèze é enviada para África para governar a cidade de Mogador. Dez anos depois, Rodrigo deixa a América e viaja para África em busca de Prouhèze, para descobrir que ela morreu e acabar por conhecer a sua filha.

 

30 NOV, Domingo

13h, Filmes longos: A longa viagem do ônibus amarelo, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima. Brasil, 2023. Compilação. 672’. Exibição em MP4, sem intervalos. Classificação indicativa 16 Anos.

Sinopse: O cinema de Júlio Bressane revisto e reeditado, avançando e recuando entre décadas de 1960 e 2020, com os filmes comentando-se mutuamente de forma a lançar luz sobre os temas e obsessões do realizador.

Veja também


Receba nossa programação