Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
Cinema
14h às 20h30
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos

O CCBB Brasília apresenta, de 14 de outubro a 2 de novembro, a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, uma retrospectiva inédita com 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres de diferentes nacionalidades. Após passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a mostra chega à capital com filmes que vão das pioneiras do cinema de exploração aos sucessos contemporâneos.
Com curadoria da pesquisadora Beatriz Saldanha, a programação oferece um panorama histórico do gênero, destacando realizadoras de diversas épocas, países e contextos sociais. Todas as sessões têm entrada gratuita, com ingressos disponíveis antecipadamente no site do Centro Cultural Banco do Brasil e na bilheteria do CCBB Brasília. A classificação indicativa varia conforme o filme.
Além das exibições, o evento promove mesas de debate, cursos e bate-papos, ampliando a discussão sobre o papel da mulher no cinema de horror e reforçando a importância do gênero como ferramenta de reflexão social. Em um momento de crescente visibilidade para diretoras contemporâneas, a mostra convida o público a repensar a história do horror a partir de novas perspectivas.
A mostra é composta por 28 longas-metragens, realizados entre 1971 e 2023, representando a produção cinematográfica de horror em diversas partes do mundo, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Além das exibições, a mostra também promove diversas atividades presenciais. A primeira será o debate As Diretoras e o Imaginário das Vampiras nos Filmes de Horror, mediado pela curadora, Beatriz Saldanha, com participação das críticas de cinema Cecília Barroso e Julia Maas (haverá interpretação em Libras). Nos dias 18 e 19 de outubro, às 14h, Beatriz Saldanha ministra o curso As Cineastas do Horror. E, no dia 25 de outubro, haverá uma sessão comentada do filme “Terminal Praia Grande”, às 19h, seguido de bate-papo com a cineasta Mavi Simão e a crítica de cinema Carol Lucena. A atividade também contará com interpretação em Libras.
São 32 sessões exibindo 28 longas selecionados, entre os filmes a serem reprisados estão títulos que serão programados com recursos de acessibilidade de audiodescrição, interpretação em Libras e legenda descritiva. Todas as sessões serão gratuitas, assim como as atividades paralelas. Além disso, o catálogo da mostra conta com textos de 35 autoras entre críticas brasileiras e pesquisadoras estrangeiras convidadas, tornando-se o primeiro livro exclusivo sobre o tema publicado no Brasil.
14 de outubro – Terça-feira
15 de outubro – Quarta-feira
16 de outubro – Quinta-feira
17 de outubro – Sexta-feira
18 de outubro – Sábado
19 de outubro – Domingo
21 de outubro – Terça-feira
22 de outubro – Quarta-feira
23 de outubro – Quinta-feira
24 de outubro – Sexta-feira
25 de outubro – Sábado
20h30 – Após a exibição bate-papo com a cineasta Mavi Simão e a crítica Carol Lucena – 14 anos. Haverá interpretação em Libras
26 de outubro – Domingo
28 de outubro – Terça-feira
29 de outubro – Quarta-feira
30 de outubro – Quinta-feira
31 de outubro – Sexta-feira
01 de novembro – Sábado
02 de novembro – Domingo
Atividades Paralelas
15 de outubro – Quarta-feira
18 de outubro – Sábado
19 de outubro – Domingo
Observação: Os interessados deverão retirar uma senha, a partir das 12h do dia 17 de outubro, na bilheteria física ou na bilheteria on-line do CCBB.
25 de outubro – Sábado
19h00 – Sessão comentada: Terminal Praia Grande – 14 anos
20h30 – Após a exibição bate-papo com a cineasta Mavi Simão e a crítica Carol Lucena – 14 anos. Haverá intérprete de Libras.
14 de outubro – Terça-feira
16 de outubro – Quinta-feira
17 de outubro – Sexta-feira
24 de outubro – Sexta-feira
Serviço
Mestras do Macabro: As cineastas do horror ao redor do mundo
Local: Cinema
Horário: das 14h às 20h
Ingressos: Entrada gratuita
Cursos: Retirada de senha 30 minutos antes de cada sessão (sujeita à lotação)
Classificação indicativa: verificar por sessão
Acessibilidade
Sessões com recursos de acessibilidade: