Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
Galeria 4
Sexta a domingo às 19h | Sessão com LIBRAS aos sábados
Gratuito mediante retirada de ingresso

Em meio a crises ambientais e emocionais, o espetáculo de dança-teatro FIM, dirigido por Juana Rondon, propõe uma reflexão sobre como habitamos o planeta. Inspirado no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, combina dança, teatro físico e dramaturgia do movimento para abordar o esgotamento do planeta, do corpo e das relações humanas.
Com apresentações gratuitas de 24 de outubro a 2 de novembro, no CCBB Brasília, o espetáculo é dividido em quatro cenas que tratam de temas como repetição do cotidiano, acúmulo de lixo, ansiedade e isolamento. O corpo em cena se torna um ato de resistência e transformação.
Segundo Juana, ler Krenak e outras vozes indígenas é essencial para pensar o futuro do planeta, ampliando o debate ambiental e humano. As sessões de sábado têm interpretação em Libras e haverá um debate após a apresentação de 1º de novembro. Os ingressos para o espetáculo, o debate e a oficina estão disponíveis em bb.com.br/cultura ou na bilheteria.
Como parte da programação paralela, o público poderá participar de duas oficinas gratuitas, que ampliam as discussões propostas em cena.
No dia 25 de outubro, primeiro sábado da temporada, às 14h30, será realizada uma Introdução à Cultura Ballroom, conduzida pela OA Princess Ciel Onijá, que apresentará fundamentos dessa expressão performática e política. Já no dia 1º de novembro, também no sábado, às 14h30, Juana Rondon e Bárbara Campos comandam a oficina A Cena: Oralidade em Movimento, que propõe um mergulho nas relações entre corpo, voz e presença. Ambas as atividades contarão com intérprete de LIBRAS.
Introdução à Cultura Ballroom
A oficina “Introdução à Cultura Ballroom” oferece uma visão abrangente da história, práticas e impacto social da cultura Ballroom, criada por comunidades negras e latinas LGBTQIA+ como forma de resistência e autoafirmação. O curso aborda temas como as origens dos balls, a formação das Houses, o voguing e outras categorias performáticas, além de discutir questões de raça, gênero e sexualidade. Utilizando uma metodologia que integra teoria, análise de mídia e prática corporal, a oficina proporciona uma experiência completa que conecta a história da cultura Ballroom com sua relevância contemporânea.
O objetivo é compreender a história, importância e evolução da cultura Ballroom, explorar seus elementos-chave — como as categorias de performance, a linguagem e o papel da comunidade LGBTQIA+ — e vivenciar expressões artísticas por meio de atividades práticas.
A Cena: Oralidade em Movimento
A oficina será ministrada por Bárbara Campos e Juana Miranda, acompanhadas pelo elenco do espetáculo “Fim”, e é destinada a artistas e apreciadores de dança e teatro. Trata-se de um momento de compartilhamento de experiências e ensinamentos baseados nos estudos do Núcleo de Pesquisa da Cena (KOH), com foco na criação de dramaturgia do movimento. Durante a oficina, serão utilizadas ferramentas desenvolvidas nos trabalhos e pesquisas recentes do grupo, além de orientações a partir de técnicas da dança, do teatro físico e da direção de cena. A proposta permite que os participantes desenvolvam habilidades de escuta ativa e expressão verbal como orientadoras do movimento em cena, explorando suas potencialidades de forma abrangente. A experiência convida os participantes a experimentarem o poder da palavra falada reverberada no movimento corporal, tanto coreografado quanto improvisado. O objetivo é estimular o compartilhamento de experiências e conhecimentos, desenvolver uma cena curta a partir do repertório do grupo e do conhecimento prévio dos participantes, incentivar artistas a criarem pesquisas autorais, divulgar o trabalho da companhia, valorizar a arte produzida no DF e introduzir conceitos relacionados à dança, teatro, movimento e cena.
O espetáculo FIM é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa da Cena – KOH, fundado por Juana Rondon em 2017. O grupo atua na intersecção entre dança, teatro e tecnologia, explorando as relações entre corpo, sociedade e temporalidade. Ao longo dos anos, o KOH consolidou-se como um espaço de criação e investigação artística voltado a provocar experiências sensoriais e reflexivas sobre o mundo contemporâneo.
Em FIM, a pesquisa estética e filosófica do núcleo se manifesta em cada gesto: o figurino combina elementos naturais e resíduos têxteis em um exercício de upcycling, a cenografia é mutante e a trilha sonora reúne artistas de diferentes linguagens, reforçando o caráter coletivo e experimental do projeto. Informações: @nucleodepesquisadacena
Idealização: Bárbara Campos e Juana Rondon
Direção e Dramaturgia: Juana Rondon
Elenco: André Araújo, Bárbara Campos, Laura Rondon, Mylena Edna, Romulo Santos
Coordenação de Produção: Kalebe Lizan
Assistente de Produção: Ciellen Selene
Figurino: Letícia Peregrino
Cenografia: Juana Rondon
Iluminação: Tauana Barros
Operador de Som: Vinícius Rocha
Trilha sonora: Raíssa Matos (Cena 1), Quizzik (Cena 2), Vinícius Rocha (Cena 3) e Paulo Lessa (Cena 4 – solo Bárbara Campos)
Fotografia: Diego Bressani
Design Gráfico: Carol Senna
Coordenação Administrativa: Daniel Rondon
Oficineiras: Bárbara Campos, Ciellen Selene, Juana Rondon e Romulo Santos
Intérprete de Libras: Maleta Cultural
Assessoria de Imprensa: Baú Comunicação Integrada
Social Media: Vanessa Raquel
Serviço
Fim
Local: Galeria 4
Data: 24/10 a 02/11
Horário: Sexta a domingo, às 19h
Sessão com LIBRAS: aos sábados
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: Gratuitos, disponíveis no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB